Bandeira da Itália

Bandeira da Itália

Itália

A Itália é um país europeu, localizado no sul do continente, ocupando a quase totalidade da Península Itálica, mais as ilhas da Sardenha e Sicília. A capital da Itália é Roma, que é também a maior cidade do país. Ela compreende o vale do rio Pó, a Península Itálica e as duas maiores ilhas no mar Mediterrâneo, a Sicília e a Sardenha.

Curiosidades

Possui o formato aproximado de uma bota e por esse motivo os italianos comumente chamam-na de "lo stivale" ("a bota"), ou la Penisola ("a Península" como uA Itália foi a terra de convivência de muitas civilizações européias bem conhecidas e influentes, inclusive os etruscos, os gregos e os romanos. Sua capital Roma tem sido uma cidade global historicamente importante, sobretudo como o núcleo da Roma antiga e da Igreja Católica. Há mais de 3000 anos, a Itália experimentou migrações e invasões de povos celtas, sarraceno, normandos, plantagenetas, germanos, francos, lombardos e gregos bizantinos, seguidas ao período da Renascença italiana, no qual as Guerras Italianas se realizaram e várias cidades-estado foram observadas para as suas realizações culturais. A Itália foi dividida em muitos estados independentes e muitas vezes experimentava a dominação estrangeira, antes da unificação italiana se realizar, criando a Itália como um estado-nação independente pela primeira vez em sua história. Durante o período sob a monarquia italiana e durante as duas guerras mundiais a Itália experimentou muitos conflitos, mas a estabilidade político-econômica foi restaurada após a proclamação da República Italiana.ma antonomásia).A Itália é chamada "il Belpaese" (italiano para belo país) pelos seus habitantes, devido à beleza e a variedade das suas paisagens e por ter o maior patrimônio artístico do mundo; o país é a pátria do maior número de patrimônios mundiais da UNESCO (41 desde 13 de julho de 2006). A Itália é um país desenvolvido com o 7º PIB mais alto em 2006, um membro do G8 e um membro de fundação do que é agora a União Européia, tendo assinado o Tratado de Roma em 1957.O nome Itália vem da Roma Antiga. Os romanos chamavam o sul da península italiana de Italia, que significa "terra de bois" ou "terra de pastos".
Esta região influenciou bastante o desenvolvimento cultural e social de toda a Europa mediterrânea, bem como teve muita influência sobre a cultura europeia. Importantes culturas e civilizações existiram na região desde tempos pré-históricos. Importantes civilizações incluem a Magna Grécia e a civilização etrusca, que dominaram esta parte do mundo durante séculos, e especialmente o Império Romano, que estendeu seus limites sobre a maior parte do continente europeu, o norte da África e o Oriente Médio.

Idioma

O idioma oficial é o italiano, falado por quase toda a população. O italiano padrão é uma língua derivada do dialeto da Toscana, sobretudo aquele falado na região de Florença. Existem diversas línguas e dialetos falados no dia-a-dia pela população italiana, como o sardo (na Sardenha), napolitano (em Campânia), vêneto (no Vêneto), friulano (em Friuli-Venezia Giulia), Francês (no Valle d'Aosta), alemão (em Trentino-Alto Ádige), esloveno (em Trieste).

Religião

A Itália foi berço de muitos credos sendo que o próprio Império Romano era considerado como algo a ser respeitado e venerado, porém sua influência religiosa com o passar dos séculos diminuiu bastante. Apesar de a religião católica ser largamente predominante, podemos observar hoje muitas formas de fé na Itália. Isso se dá por causa da liberdade de expressão e de culto concedida ao povo italiano pela sua própria Constituição. A sede mundial da Igreja Católica situa-se no Vaticano, um Estado religioso independente, encravado em território Italiano, e que tem por representante a figura do Papa. Segundo o jornal italiano La Stampa, a segunda maior religião do país em importância são as Testemunhas de Jeová.

Cultura

A Itália é um dos países que mais influência teve e tem na cultura europeia e mundial, em todas as áreas da arte e cultura. Enquanto país, não existia antes da unificação das Cidades-Estado. O Risorgimento surge apenas em 1861. Em função disto, muitas tradições culturais que hoje reconhecemos como italianas são mais associadas a regiões específicas do país.
A Itália é o local de nascimento de diversos movimentos artísticos e intelectuais que se espalharam pela Europa e pelo mundo, como o Renascimento e o Barroco. Talvez a maior contribuição italiana para a arte e cultura resida nas obras dos artistas Michelangelo, Leonardo da Vinci, Donatello, Botticelli, Fra Angelico, Tintoretto, Caravaggio, Bernini, Ticiano e Rafael, entre outros. Além da pintura, escultura e arquitectura, as constribuições da Itália para a literatura, ciência e música são incontornáveis.

Moeda

A história da Lira vem de muito longe: era unidade de peso dos Romanos, Carlos Magno a transformou em unidade monetária abstrata e Napoleão, primeiro, fundiu uma de metal. Ao tempo do Imperador Carlos Magno, seus legisladores adotaram a "libra" - até então, apenas unidade de peso - para indicar um certo número de moedas chamadas denaro. A libra romana equivalia a 325 gramas atuais.

VALOR

Quando o império fundado por Carlos Magno desabou, cada Estado começou a cunhar sua própria moeda, mas com o conteúdo de prata, inferior ao das moedas de Carlos Magno e diferentes entre si. Chegaram as liras paveses, milanesas, veronenses, luccheses sempre de 240 denari, mas eram denari de Pavia, Milão, Verona, Lucca, cada uma de diferente valor, e todas abstratas, no sentido de que a lira era apenas uma unidade de contagem, pois seu valor era, ao longo dos séculos, muito grande para uma única moeda. Aos poucos, porém, este valor foi diminuindo e, a partir da metade do século XVIII, em algumas regiões da Itália foi possível ter as liras no bolso. Neste mesmo período, exatamente em 1746, apareceram as primeiras liras de papel, pelo edito real de Carlo Emanuele III de Savoia. Este papel não tinha o valor de um metal semiprecioso, mas continha a promessa de poder ser trocado com seu relativo valor em ouro. Baseando-se sobre esta garantia - não sempre respeitada pelos governantes - foi assim possível fazer com que o povo aceitasse esta mudança traumática, pois os governosprecisavam sempre de mais dinheiro e não era possível ficar ligado, para produzi-lo, aos estoques de ouro ou prata. As notas se tornaram, ao longo do tempo, sempre mais aceitáveis, mas o processo de desenvolvimento dos instrumentos de garantia foi demorado, problemático, difícil e repleto de desastres. Com a revolução francesa, a antiga lira turonensis - da cidade de Tours - teve seu crepúsculo. Em 1793, nascia a Lira, nova moeda francesa, dividida em décimos e centésimos e, finalmente, em 1795 a lira passou a ser chamada de franco. Napoleão Bonaparte levou pela Europa o novo sistema monetário. No Reino da Itália, recebeu o nome de lira italiana. Com a derrota de Napoleão, tentou-se retornar ao sistema antigo, mas a racionalidade da divisão em centésimos e decimais resultou na aceitação do sistema napoleônico. O Reino de Sardenha instituiu, em 1816, a Lira Nuova di Piemonte, por vontade do rei Vittorio Emanuele I.

Extensão da Itália

A Itália tem como extensão 301.000 Km.


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Localização

A Itália é um país europeu, localizado no sul do continente, ocupando a quase totalidade da Península Itálica, mais as ilhas da Sardenha e Sicília. A capital da Itália é Roma, que é também a maior cidade do país. Ela compreende o vale do rio Pó, a Península Itálica e as duas maiores ilhas no mar Mediterrâneo, a Sicília e a Sardenha.

13 comentários:

Ana Rita disse...

Itália é o melhor país do mundo!

Paola disse...

achei muito legal o blog de vocês, mas tem muuuitos erros de ortografia, e isso não é nada legal
fiquem atentas a nova reforma ortográfica(sei que vocês escreveram antes, mas podiam ter dado uma atualizada, não é mesmo?)!
Ah, e por falar em Itália, vocês podiam falar mais sobre as roupas deles e muito mais sobre a cultura.
Parabéns pelo seu blog, mas fiquem atentas ao que eu falei, está bem?

Jeferson disse...

é muito inportante a italia

Jeferson disse...

achei muito legal o blog de vocês, mas tem muuuitos erros de ortografia, e isso não é nada legal
fiquem atentas a nova reforma ortográfica(sei que vocês escreveram antes, mas podiam ter dado uma atualizada, não é mesmo?)!
Ah, e por falar em Itália, vocês podiam falar mais sobre as roupas deles e muito mais sobre a cultura.
Parabéns pelo seu blog, mas fiquem atentas ao que eu falei, está bem?

Roseli disse...

se a italia ganhar eu vou ficar feliz muitooooo

carlos disse...

muito bom esse blog com essas coisas sobre a italia

Alineia disse...

a Itália do tema do meu trabalho de geografiae e muito foda esse tema

Kizy lindinha* disse...

Gostei muito do blog , fala perfeitamente sobre a Itália, está muito resumido,muito bem detalhado, muito bem explicado!
Tive que fazer um trabalho de história sobre italianos e esse blog auxíliou muito na pesquisa!
Parabéns ao blog, é tudo de bom!

Kizy lindinha* disse...

Eu adorei o blog mesmo!
Muito bom!
Mas, infelizmente tem um defeito(nada grave, mas é bom consertar!)
A Ortográfia!
È compreensível que vocês fizeram o blog antes da ocorrência da nova ortográfia, mas tem muitos estudantes, que entram no blog com a mesma finalidade que eu, para pesquisar sobre os italianos!
E a gente copia tudo do seu blog, nisso que a gente copia tudo do seu blog,o ortográfia está errada e nós acabamos sem alguns pontinhos no trabalho!
Ainda bem que eu li tudo antes de copia e consertei na minha cópia conforme a nova ortográfia!
è bom vocês rescreverem o que está errado!
Mas fora a isso parabéns pelo trabalho do blog!

Kizy lindinha* disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camila disse...

E Olha eu gostei tanto do blog que já o recomendo para todos os meu amigos!
O Acesso de vizitantes agora vai ser bem maior!
Já indiquei pra quase 100 pessoas(bom meu colégio tem 1000 alunos!)
E meus amigos também acharam o blog muito legal, bem interessante!

Thuanny disse...

muito legal seu blog,é interessante,minha professora me acabou me dando uma boa nota por causa da minha pesquisa que fiz,através desse site,parabéns pelo site!

Cleuza Teixeira disse...

Me ajudou muito em uma oficina sobre História Geral em que vou falar sobre Itália, sua história junto a sua geografia.... este trabalho é para um grupo de 3ª Idade...eu com mais de 60 anos estou aprendendo muito sobre este país, que bom!